Comunidades quilombolas de Batalha recebem imunização contra a covid-19

A Prefeitura Municipal de Batalha, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, esta dando continuidade no cronograma de vacinação covid e nesta quinta-feira (08 de abril) realizou mais uma etapa da vacinação dos povos tradicionais quilombola do município. A imunização teve início pela localidade Bom Assunto, onde foram atendidos moradores da localidade quilombola Lagoa da Serra, já na localidade Manga/Iús outra Equipe de Saúde atuava na vacinação dos moradores daquela região.

No município existem quatro comunidades quilombolas registradas (Lagoa da Serra, Carnaúba Amarela, Estreito, Iús /Manga). A Secretaria de Saúde com o apoio dos Agentes de Saúde (ACS) esta realizando o mapeamento desta população para assegurar que todos apartir de 18 anos sejam vacinados.

A inclusão das comunidades quilombolas no Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19 tem base no Decreto 6040/2007, que institui a política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, entre os quais se encontram os quilombolas. A partir desse conceito, analisa-se que a condição de comunidade tradicional requer ação de proteção, no sentido de preservação desta população, enquanto representativo da base constitutiva da população brasileira.

Imagens: Enfermeira Jayra, PSF Bom Assunto